O livro apoia-se no princípio de que as atividades físicas e esportivas são um vetor de desenvolvimento humano, quando praticadas em determinadas condições: tendo por base uma decisão livre e consciente do indivíduo e sem limitações por falta de tempo disponível, recursos ou oportunidades.
O Relatório defende que sejam adotadas políticas públicas para o incentivo às atividades físicas e esportivas e destaca a importância das práticas realizadas em contextos de lazer, como parte dos direitos sociais de todo e qualquer cidadão.
São explorados, também, na publicação, aspectos como a necessidade do acesso equitativo às oportunidades e igualdade de direitos e deveres. Temas como a equidade de gênero são abordados em suas interfaces com a temática das atividades físicas e esportivas. Dessa forma, busca-se analisar os sentidos das práticas corporais no cenário contemporâneo.
Dessa forma, a capoeira surge como um importante elemento nas ações governamentais e privadas voltadas para a popularização das atividades físicas e esportivas.
Afinal, como dizemos nós, capoeiristas, "capoeira é pra homem, menino e mulher". É, portanto, motivo de orgulho para o Grupo de Capoeira Beribazu ter tido a oportunidade de contribuir para a valorização da festa de lançamento dessa importante obra.